segunda-feira, 31 de março de 2008

O meu raciocínio é por sinónimos!!

Acabei de ver um documentário sobre Nietzche. Não é disso que vou falar. Apenas para referir que foi Nietzche, ou melhor, o facto de eu ver o documentário sobre a vida e obra dele que me incitou a pensar na minha vida e obra (pequenina por assim dizer).
No entanto já consegui desenvolver filosofias, consegui chegar a conclusões e consegui, enfim, o brilhante resultado, e acho que essencial para a humanidade do meu indivíduo, de pensar. O que quer que se diga, é isto o mais importante para um Homem, imagine-se você um ser irracional, vulgarmente caracterizado como animal.
Eu pensei no meu pensamento, e cheguei a uma conclusão, é por sinónimos! Funciona assim, quando se quer chegar a alguma ideia acerca de um tema, associam-se sinónimos ou etimologias, os sinónimos então podem-nos levar a conclusões acerca do tema.
Veja-se o seguinte exemplo:
Objectivo
Objectivo » Objecto » Real (objecto = existe) » Facto » Correcto (se não não era facto) » Explicito » Concreto
Algo Objectivo = Algo Concreto
Objectivo como acção » Almejar algo concreto » Tentar chegar o mais perto possível de um estado / posição / outra coisa qualquer que se almeje (vulgo objecto do objectivo)

Este é o meu raciocínio.

No entanto tenho que expressar que me aflige não encontrar qualquer filosofia reconhecida desta forma. Talvês eu esteja a perder o meu tempo. Parece-me simplesmente que seja pela razão da radicalidade da filosofia, vejamos que o sinónimo não nos ajuda a passar dos factos, espero então que o facto de não se encontra filosofia com este método seja devido à superficialidade deste método.
Isso não inviabiliza o facto de ser um raciocínio correcto e muito útil quando se utilizam termos que não se conhecem verdadeiramente...
Espero que sim,
/Melle

1 comentário:

Anónimo disse...

A filosofia exprime-se assim mesmo,nem é para todos compreenderem.bom raciocinio.Nuno

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.